As bolsas de miçangas são uma tendência charmosa e artesanal que nunca sai de moda. Se você quer começar a criar as suas próprias bolsas, mas não sabe por onde iniciar, este guia vai te ajudar!
Aqui, você aprenderá o que você precisa de materiais com dicas essenciais e quais materiais escolher (e o que considerar na sua escolha), além de um passo a passo inicial para te dar um norte de como começar. Confira!
Materiais Necessários
Antes de começar, você precisará dos seguintes materiais:
- Miçangas: Comece com tamanhos médios (10mm ou 12mm) para facilitar o manuseio. Conforme você pegar experiência nas contruções, se aventure em tamanhos menores.
Sobre o material das miçangas: Para começar, indicamos que utilize acrílico, plástico ou madeira, pois são mais leves e mais fáceis de trabalhar com fio de nylon comum.
Sobre o formato que devo escolher: Para iniciar em bolsas de miçangas indicamos que comece com os quadrados passantes (miçangas cúbicas) pois elas exigem menos técnica para deixar a malha da bolsa bem firme.
Imagem 1: Miçanga Cúbica Imagem 2: Pérola Inteira ABS
É possível e fica lindo fazer também com as miçangas redondas, porém demandam de técnicas específicas, onde você faz o ponto da bolsa de forma diferente para fazer com que a malha fique firme e não enrugar. Veja o vídeo abaixo.
- Linha ou fio: O fio de nylon é uma ótima opção para iniciantes, pois é resistente e transparente: ideal comprar entre os tamanhos 0,50mm e 0,70mm tomando cuidado com o tamanho do furo da miçanga utilizada, pois o ideal é que você consiga passar com o fio dentro da mesma miçanga pelo menos 3 vezes, com facilidade.
Ou seja, para utilizar o fio de 0,50mm o furo da miçanga deve ser de no mínimo 1,5mm.
0,60mm o furo da miçanga deve ser de no mínimo 2mm.
0,70mm o furo da miçanga deve ser de no mínimo 2,5mm.
- Tesoura: Para cortar o fio.
- Fechos imantado (Opcional): Dependendo do modelo, pode ser necessário um fecho para abrir e fechar a bolsa.
- Argola Articulada ou Fecho Mosquetão (Opcional): Dependendo do modelo, podem ser utilizadas para prender a alça na bolsa.
- Corrente (Opcional): Dependendo do modelo. Alguns artesãos gostam de fazer apenas a bolsa de miçangas e colocar a alça de corrente. Se este for o seu caso, considere modelos de correntes que não perdem cor e não enferrujam. Normalmente modelos de alumínio ou acrílico são a melhor opção, mas leve em consideração pelo menos 2 voltas da alça, para não ser desconfortável para o usuário e também sustentar melhor o peso da bolsa.
Se você quiser fazer uma bolsa de miçangas 100% entrelaçada, sem uso de fechos, argolas e correntes, é sim possível!
Escolhendo o Modelo Ideal para Iniciantes
Para começar, escolha modelos simples, como:
- Porta Cartão de Miçangas: Feita com técnica de entrelaçamento, ideal para pegar prática.
- Bolsa Retangular Simples: Com dicas de como implementar outros materiais junto de sua bolsa de miçangas.
- Porta Moedas com Fecho da Vovó: Você treina também a como implementar fechos e bases às suas criações.
Dicas Essenciais para Iniciantes
- Treine primeiro com miçangas maiores, pois são mais fáceis de manusear.
- Use um fio de boa qualidade, para garantir que a bolsa fique firme e que não corre o risco de estourar o fio conforme você trabalha.
- Comece com modelos pequenos, como minibolsas ou porta-moedas, antes de partir para projetos maiores.
- Tenha paciência e pratique! A técnica pode parecer difícil no início, mas com tempo e treino, você ganhará habilidade.
Criar bolsas de miçangas é uma arte que pode se tornar um hobby relaxante ou até mesmo um negócio. Agora que você já sabe por onde começar, que tal testar sua primeira bolsa?
Esperamos que este conteúdo te ajude!
Todos os materiais que você precisa para fazer bolsas de miçangas você encontra na COLORE!
Até a próxima e conte sempre com a COLORE Pedrarias! :)